Batucando com textos e ilustrações, vamos homenagear quem criou.
Pedir a benção para quem lutou.
Honrar quem cantou.
Celebrar quem sambou.
Exaltar o samba que pulsa com vitalidade,
Alimentado pela força vital dos antepassados sagrados,
No legado deixado por seus personagens,
Nos ensinamentos das histórias destes grandes bambas
E nos imortais versos e eternas melodias que se revigoram através de gerações.
QUE BATUQUE É ESSE?
Batucando surgiu em junho de 2012 como uma coluna mensal do Nota de Rodapé e ficou no ar até outubro de 2013 em uma parceria de André Carvalho com Kelvin Koubik. O amor ao samba, que uniu o jornalista paulista ao ilustrador gaúcho, foi a matéria prima para as criações da dupla no blog.
Nomes como Paulinho da Viola, Ederaldo Gentil, Monarco, Clara Nunes, Paulo Vanzolini, Dorival Caymmi, Martinho da Vila, entre outros, foram homenageados na coluna Batucando em seu pouco mais de um ano de existência. Outras temáticas, como o lançamento do célebre disco “Native Brazilian Music” nos anos 40 e a saga das “tias baianas” na chamada Pequena África, no Rio de Janeiro, também foram abordadas pela dupla nesse período.
Agora, quando o desmonte de políticas públicas na área da Cultura e a desvalorização de elementos que compõe nossa brasilidade tornam-se projeto de Estado, a parceria é retomada. Para honrar nossa memória e celebrar os verdadeiros heróis brasileiros.
QUEM FAZ
Kelvin Koubik é artista. O inglês está só no nome: americano debaixo da linha do Equador, se interessa pela cultura popular brasileira. Sambista de coração, muralista e ilustrador, Koubik vem traçando seu percurso entre galerias e a arte urbana. Seu studio de criação fica em Porto Alegre, onde vive e trabalha, dentro do Vila Flores, um centro cultural no Distrito Criativo da capital gaúcha.
Veja mais em: @kelvinkoubik
______________________________________________________
André Carvalho é jornalista. Escreve sobre o gênero musical que é um dos grandes símbolos de nossa cultura popular há 17 anos, quando foi picado pelo “micróbio do samba”. De lá pra cá, colaborou com reportagens para veículos como Carta Capital, Folha de S.Paulo e Retrato do Brasil, criou conteúdo para os blogs O Couro do Cabrito, Prato e Faca e Coisa da Antiga e participou de outras ações com sambistas de São Paulo. Atualmente, vive na Bahia, onde bebe da fonte da velha guarda do samba da Boa Terra.
Veja mais em: @andrecarvalho_83
